|
|

Onde anda a liberdade de expressão?

Junho  2009 / 28 1 Comment

formacao_psicologia_criancasVeio a imprensa um caso de discriminação (mais especificamente retaliação) num departamento de uma Universidade pública portuguesa (Universidade do Minho). Este caso choca-nos (mas na realidade é frequente a sua ocorrência) nos seus pormenores.

1º Acontece num departamento de sociologia, que supostamente deveria ser de uma abertura e largueza de horizontes irrepreensíveis;

2º Porque se relaciona com actividade de escrita de um docente (extra universidade), que em nada toca a instituição universitária.

O Daniel Luís escreve sátira social e toca em questões da religião. A recusa ao que ele escreve veio de dentro do seu departamento universitário (sociologia). Acreditando que existam pessoas religiosas lá (o que em sí não é um mal. Todos têm direito às suas crenças e convicções), custa-nos aceitar que no exercício da sua profissão sejam religiosos (que não consigam pôr em perspectiva as suas convicções religiosas ou políticas). É que um sociólogo deve ser neutro na sua actividade. Deve investigar e procurar explicar os fenómenos sociais. Não deve certamente tirar partido ou ser participante nos fenómenos que estuda.

Onde quero chegar? Deve o sociólogo ter o hábito de perspectivar a sociedade no âmbito da sua profissão (manter as suas convicções no plano da vida pessoal).

Deste modo, colegas do Daniel Luís, continuem a ter as vossas crenças, mas não as levem para o trabalho e não fiquem ofendidos com as sátiras que ele faz à sociedade e à religião.

A sátira é positiva porque alerta para a reflexão.

—-          —-           —-          —-

Vou transcrever as palavras de um grupo de apoio que foi criado no facebook (acontecimento que legitima este social media):

“O sociólogo Daniel Luís é, além de cronista e professor universitário, um membro cooperante e activo da imensa comunidade virtual a que se convencionou chamar “Internet”.

Enquanto blogger, facebooker e twitterer, Daniel Luís construiu uma reputação inatacável e reuniu um capital de prestígio que lhe conferem hoje, sem qualquer favor, o estatuto de referência.

Como docente universitário e, portanto, enquanto funcionário do Estado, Daniel Luís viu-se recentemente confrontado com problemas que advêm não da sua actividade docente – também ela irrepreensível – mas dos seus escritos, tanto em blogs como na imprensa convencional.

Este grupo pretende congregar todos aqueles que, de alguma forma, o admiram, o estimam e, principalmente, o apoiam na luta que empreendeu pela manutenção do seu direito à liberdade de expressão.

Destina-se àqueles que, sendo amigos, conhecidos ou simples leitores anónimos de Daniel Luís, não apenas lhe reconhecem o direito de se exprimir livremente, sem por via disso sofrer qualquer consequência a nível profissional ou outro, como reivindicam para si mesmos esse direito, a liberdade de expressão que a todos é tão cara e da qual nenhum de nós jamais prescindirá.”

Perfil no Facebook: http://www.facebook.com/daniiluis
Twibe: http://www.twibes.com/group/danielluis


Artigos de Daniel Luís no jornal Correio do Minho:
http://www.correiodominho.com/pessoa.php?cronistaId=53

SITE: http://sol.sapo.pt/blogs/dissidencias/default.aspx

Este é o site Oficial de Vasco Catarino Soares. Psicólogo, Neuropsicólogo e Psicoterapeuta. O Dr. Vasco Catarino Soares é colaborador e entrevistado frequente em diversos meios de Comunicação Social e irá partilhar com todos os interessados essas suas colaborações. A sua experiência como psicoterapeuta facultou-lhe um seguro conhecimento dos mecanismos emocionais e comportamentais do ser humano. É esse conhecimento que vai aqui partilhar consigo.


Leave a reply

Your email address will not be published. Website Field Is Optional